Home Cadastro Gratuito Agncias de Viagens Hotis Anncio Fcil Fale Conosco

categorias
 Página Inicial
 Agências de Viagens
 Associações/Entidades
 Hotéis/Flats/Pousadas
 Locadoras de autos
 Dicas de viagens
 Entretenimento
 Pontos turísticos
 Empresas de táxi
 Cias aéreas
 Transp. rodoviários
 Aeroportos
 Rodoviárias
 Consulados/Embaixadas
 Cadastro Gratuito
 Atualize seu cadastro
 Livros
 Feiras/Eventos Brasil
 Feiras/Eventos Exterior
 Mapa do Site
 Sobre o Guia
 Fale conosco




guias_web
Guia da Embalagem
Guia Construir e Reformar
Guia Pet & Cia
Guia da Cinaria

submarino

◄◄◄ Anterior Próxima ►►►


04/04/2017

Turismo responsável e ações sociais ganham destaque na WTM Latin America


Participantes poderão conhecer um pouco mais dos projetos Viagem do Bem, Just a Drop e UNICEF, além de assistir as conferências que endereçam o tema Turismo Responsável

Com foco em networking e geração de negócios, a WTM Latin America promove em 2017 sua 5ª edição, promovendo a América Latina para o mundo e trazendo o mundo para a América Latina. A edição deste ano espera atrair 9.000 executivos da indústria de turismo e será realizada de 04 a 06 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Neste ano, o evento apoia três grandes projetos sociais. A edição também destaca o turismo responsável que será tema de apresentações de importantes profissionais da área no Teatro de Conferências, com agenda de palestras sobre o mercado do turismo e suas interfaces.

Pela primeira vez na WTM Latin America, o Viagem do Bem, projeto da Gaia+, visa transformar a realidade de jovens em situação de vulnerabilidade social por meio do turismo. A ação realiza parceria com hotéis que disponibilizam diárias a serem comercializadas e parte dos recursos é revertida para projetos educacionais de alto impacto na cidade.

“Nossa expectativa é que o Viagem do Bem tenha grande aceitação do público da WTM Latin America e fazer o lançamento do projeto em âmbito nacional e internacional durante o evento é muito importante para fortalecer a marca”, afirma a gestora de projetos da ONG, Mariana Scofano.

Outro projeto que terá o apoio do evento é o Just a Drop, organização internacional de caridade que tem como objetivo transformar a vida das comunidades mais pobres do mundo, levando água potável, instalações sanitárias e educação em higiene. A organização, fundada na WTM London em 1998 por Fiona Jeffery OBE, ex-presidente da WTM London, tem como objetivo incentivar a indústria a ajudar as comunidades em torno do mundo. Fiona escolheu a causa porque a água é a mais básica das necessidades humanas, para sobrevivência e saúde, além de ser uma forma de contribuir para ajudar o mundo.

"É difícil acreditar que o Just a Drop começou há 18 anos com uma parceria corporativa. Nessa época, fornecemos água potável, saneamento e educação em higiene a mais de 1,3 milhão de pessoas em mais de 30 países em todo o mundo, inclusive na América Latina. Recentemente, ajudamos a construir um sistema de água canalizada em Los Guacimos, na Nicarágua, proprocionando água limpa para todas as casas da comunidade, para que eles não precisassem mais andar quilômetros para coletar água suja. Além de proporcionar um direito humano básico, o projeto estabeleceu um comitê local de água e saneamento entre os membros da comunidade, que foram treinados para manter e reparar o sistema”, destaca Fiona Jeffery OBE, fundadora e presidente da Just a Drop.

No ano Internacional do Turismo sustentável, a UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, participa do evento apresentando os impactos que o Setor de Viagens & Turismo pode ter sobre as crianças na América Latina. Segundo Marcelo Ber, Responsável Regional de Direito Infantil e Negócio para a UNICEF Latin America, historicamente, este trabalho setorial sobre os direitos das crianças tem-se centrado na proteção da criança, no tráfico e na exploração sexual de crianças.

“Este trabalho é muito útil para aumentar a conscientização e fortalecer os sistemas de detecção e, a partir dele, a UNICEF pretende ajudar o setor de Viagens e Turismo a compreender seus impactos potenciais mais amplos sobre as crianças e suas famílias. Estes efeitos incluem questões como as condições de trabalho para os pais, o emprego de jovens, o trabalho infantil na cadeia de valor da indústria e os impactos para a comunidade local”, explica Marcelo Ber.

Turismo Responsável

Com pleno respeito ao meio ambiente e às culturas, o Turismo Responsável, tema que está cada vez mais presente no setor de turismo e viagens, reconhece o papel central da comunidade local e o seu direito de ser ator principal no desenvolvimento do turismo sustentável e socialmente responsável. Com o objetivo de valorizar e promover essa discussão, a 5ª edição WTM Latin America contará com palestras sobre o tema, no Teatro de Conferências, com uma agenda de palestras sobre o mercado do turismo e suas interfaces.

Como a ONU declarou 2017 o Ano Internacional do Desenvolvimento Sustentável através do Turismo, os holofotes estarão voltados à contribuição do setor para o desenvolvimento sustentável dos destinos. Empresas do setor, tanto nos mercados-fontes como nos destinos, mencionam frequentemente a contribuição que o setor dá para o desenvolvimento dos países.

O público do evento poderá conferir apresentações de importantes profissionais da área com temas o Turismo e as metas de desenvolvimento sustentável e, ainda, conhecer exemplos da América do Sul com três vencedores da premiação World Responsible Tourism Awards, que demonstrarão porquê assumiram a responsabilidade de usar o turismo para tornar o mundo um lugar melhor para as comunidades locais e seu ambiente natural e cultural.

Na programação também está o painel que abordará a vida silvestre, a biodiversidade e bem-estar, no qual serão discutidas questões do bem-estar animal que serão levantadas e a justificativa econômica de assegurar que as experiências com animais cativos e fauna selvagem que as empresas operam, organizam ou vendem estejam em conformidade com os padrões vigentes. Os três painéis serão moderados pelo mestrando em Turismo Responsável na Universidade Metropolitana de Manchester, Gustavo Pinto.

Segundo, Lawrence Reinisch, diretor da WTM Latin America, quando a WTM Latin America foi criada já foi idealizada como um evento pautado pelas premissas do Turismo Responsável. Este tema é uma postura permanente de defesa e proteção, que inclui a preocupação ecológica, mas destaca o respeito à cultura das comunidades locais e sua inserção igualitária no mercado de trabalho originado pelo turismo. A receita do turismo deve beneficiar a região e a população, e não ficar apenas com os intermediários.

“Toda a equipe que montei é profundamente envolvida pelo ideal de contribuir com a criação de uma sociedade mais justa e trabalha confiante que exerce um papel de relevância neste processo”, completa o executivo.

Para saber mais informações sobre este assunto assista o depoimento do diretor sênior de Eventos da Reed Exhibitions, Charlie Cracknell em: https://youtu.be/ccUdiYHCwOE


Fonte: Mapa Comunicação





Ver mais noticias

pesquisas
Pesquisa no
Guia do Turismo e Lazer








BuscaGoogle


maplink


Cine & Foto - Submarino.com.br

Valid XHTML 1.0 Transitional CSS vlido!  
Guia do Turismo e Lazer © 2009-2017 - Uma empresa do grupo GUIAS WEB - Todos os Direitos Reservados ( Normas de uso - Política de privacidade)